Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio PADRE ANTÔNIO VOLKERS
Disciplina: LÍNGUA INGLESA
ASSUNTO: LITERATURA INGLESA
Bem-vindos ao nosso estudo sobre literatura inglesa. Vamos explorar o que é literatura, como ela se manifesta no contexto inglês e quais foram os primórdios dessa rica tradição. A literatura, em seu sentido mais amplo, é a arte de contar histórias, seja por meio da escrita ou da oralidade. Ela abrange uma variedade de formas, como poesia, romance, teatro e ensaio. Além de simplesmente transmitir informações, a literatura busca envolver, emocionar e provocar reflexão. Em essência, a literatura é um espelho da experiência humana, trazendo à tona emoções, ideias e questões sociais. Quando falamos em literatura inglesa, nos referimos à produção literária escrita em inglês, especialmente aquela que surge no contexto do Reino Unido. Essa tradição literária evoluiu ao longo dos séculos, refletindo as mudanças culturais, políticas e sociais da região. Desde os épicos medievais até os romances vitorianos, passando por poesias líricas e obras contemporâneas, a literatura inglesa oferece uma tapeçaria rica e diversificada de narrativas e estilos.
Para compreender os primórdios da literatura inglesa, precisamos voltar à Idade Média, quando os anglo-saxões compuseram obras como "Beowulf", um poema épico que conta a história de um guerreiro heróico. Este período também nos dá outras contribuições importantes, como o "Livro de Exeter", uma coleção de poesias líricas e religiosas. Após a conquista normanda no século XI, o francês normando tornou-se a língua da corte, mas o inglês médio começou a ganhar espaço, dando origem a obras como "Os Contos de Canterbury", de Geoffrey Chaucer. Esses primeiros passos da literatura inglesa traçaram o caminho para uma tradição que incluiria o Renascimento, o período do Iluminismo, a Era Vitoriana e além.
Este trabalho pretende investigar o que torna a literatura inglesa única e como ela evoluiu ao longo do tempo. Ao longo do seu estudo, você terá a oportunidade de explorar uma variedade de obras, autores e movimentos literários, refletindo sobre como a literatura pode ser uma janela para a sociedade e a cultura de uma época. Ao abordar perguntas como "Como a literatura inglesa se diferencia de outras tradições literárias?", "Quais são as características distintivas dos primórdios da literatura inglesa?" e "De que forma a literatura inglesa reflete as mudanças históricas e culturais?", você desenvolverá uma compreensão mais profunda da literatura inglesa e seu papel no contexto mais amplo da literatura mundial.
Convido você a embarcar nesta jornada pelo mundo da literatura inglesa. Use sua criatividade, seu senso crítico e seu amor pelas histórias para construir um trabalho significativo e informativo. Que esta exploração seja inspiradora e enriquecedora para todos nós! Boa sorte!
HABILIDADE DESENVOLVIDA:
EF08LI06 consiste em: Apreciar textos narrativos em língua inglesa (contos, romances, entre outros, em versão original ou simplificada), como forma de valorizar o patrimônio cultural produzido em língua inglesa.
SEMINÁRIO AVALIATIVO DE LÍNGUA INGLESA - LITERATURA INGLESA, DOS PRIMÓRDIOS DA HUMANIDADE A ATUALIDADE.
TÓPICO 1 – O QUE É LITERATURA? ANGLO-SAXON AND MEDIEVAL PERIODS
o BEOWULF
o GEOFFREY CHAUCER
TÓPICO 2 – RENAISSANCE PERIOD
o WILLIAM SHAKESPEARE
o JOHN MILTON
TÓPICO 3 – ENLIGHTENMENT PERIOD
o JONATHAN SWIFT
o ALEXANDER POPE
TÓPICO 4 – ROMANTIC PERIOD 1785 -1830
o JANE AUSTEN (1775–1817)
o MARY SHELLEY
TÓPICO 5 – VICTORIAN PERIOD 1837–1901
o CHARLES DICKENS
o IRMÃS BRONTË
TÓPICO 6 – EDWARDIAN PERIOD 1901–1910
o THOMAS HARDY
o OSCAR WILDE
ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO DO SEMINÁRIO.
1. Os grupos deverão se organizar para que as pesquisas sejam desenvolvidas durante as aulas de língua inglesa (fica a critério do grupo se continuam a pesquisa e montagem do seminário em paralelo às aulas, ou seja, em casa).
2. SOBRE A PESQUISA: Os grupos deverão utilizar o canva ou o apresentações (disponível no gmail - google) para montar seu seminário para a apresentação. É vedado qualquer tipo de materiais físicos (como papéis, cartolina e etc) para a realização da tarefa, já que a atividade avaliativa é TODA DIGITAL. Sendo assim, não será exigido a entrega de nenhum material físico, apenas a apresentação de slides sobre o tema.
3. Os grupos ficarão encarregados de toda a organização interna, pois ela também faz parte da avaliação.
4. Todos os integrantes deverão apresentar no dia, não será permitido que algum integrante se omita no seminário, ou seja, fique sem apresentar.
5. É esperado que não seja necessário interferências feitas pelo professor durante a apresentação, mas caso seja necessário, ocorrerão.
6. Aqueles que porventura faltarem no dia da apresentação, deverão informar o professor na aula seguinte sua ausência, para que seja direcionada atividade equivalente, o grupo deverá então cumprir com a apresentação, e realizar a exposição oral do conteúdo destinado ao integrante ausente do grupo na sala de aula.
7. ENVIO DO TRABALHO: atividadesprofessorleonardo@hotmail.com
8. Serão disponibilizadas aulas suficientes para a elaboração do trabalho, utilize-as com sabedoria e evitem brincadeiras e procrastinação.
O QUE PESQUISAR?
1. Contexto geral da época: o que estava acontecendo durante aquele período na história? (seja breve)
2. Uma rápida introdução sobre o período literário.
3. Sobre os autores: BIOGRAFIA COMPLETA.
4. Ao final da apresentação, o grupo deve expor no mínimo 4 obras de cada autor com um pequeno resumo da história. (capa da obra e nome legível, se for necessário.)
5. INDISPENSÁVEL NO ÚLTIMO SLIDE AS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS UTILIZADAS (SITES ONDE REALIZOU A PESQUISA )
6. NOS SLIDES, USEM TÓPICOS E POUCO TEXTO, O IMPORTANTE É QUE O CONTEÚDO SEJA CLARO E OBJETIVO, USEM E ABUSEM DE IMAGENS PARA CONTEXTUALIZAÇÃO, USEM TEXTO PARA QUE POSSAMOS LER O SUFICIENTE, ASSIM O TRABALHO NÃO FICARÁ CANSATIVO.
CRITÉRIOS.
CONTEÚDO APRESENTADO: 3
ORGANIZAÇÃO E CRIATIVIDADE: 2
DATA DA ENTREGA: 05/07/2024
APRESENTAÇÃO: NA SEMANA SEQUINTE A DATA DE ENTREGA.
Grupos
Team 1(TÓPICO 1): Bruna Da Costa De Sousa, Vitoria Oliveira Souza, Amanda Gabrielly Da Silva, Suani Da Silva Felipe, Larissa Vieira Morosini
Team 2(TÓPICO 2): Yasmin Caletti Criste, Ana Clara Rodrigues, Vitor Godio, Rayssa Lima Effgen, Gabriel Henrique Ribeiro Crespo
Team 3(TÓPICO 3): Alaan Francisco Ribeiro, Pedro Henrique Ferreira De Souza, Gilmar Ramos De Souza Junior, Leonardo Rodrigues Da Silva Santos, Emanuelly Lorraine Pires Costa
Team 4(TÓPICO 4): Antony Ribeiro Grassi, Samili Christ, Jessica Goncalves Dos Santos Messias, Gabriela De Brito Pereira, Luis Eduardo Martins Nascimento
Team 5(TÓPICO 5): Meiryenne Dos Santos Bona, Marcos Antonio Ribeiro Dos Santos, Joao Pedro Barbosa Da Silva, Heitor Venturini
Team 6(TÓPICO 6): Rafael Machado Sossai, Josiane Domingos Lunz, Ana Clara Braga De Oliveira, Gabriel Bonna
ATENÇÃO:
1. Os grupos devem permanecer os mesmos, NÃO SENDO PERMITIDO A TROCA.
2. A boa convivência do grupo também será avaliada. Pratiquem o pilar da convivência.
3. Os grupos deverão reportar ao professor os problemas que porventura acontecerem durante a elaboração do trabalho.
4. ATENÇÃO PARA ATRASO. A CADA DIA DE ATRASO A CONTAR DO DIA DE ENTREGA DATA DA ENTREGA: 05/07/2024- SEXTA FEIRA SERÁ DESCONTADO 0,3 DÉCIMOS POR DIA DE ATRASO.
0 comments:
Postar um comentário