quarta-feira, 4 de setembro de 2024

Publicado em setembro 04, 2024 por Professor Leonardo Lorenzoni Vieira com 0 comentários

ATIVIDADE INTRODUTÓRIA A LITERATURA GÓTICA – LÍNGUA INGLESA.

 O Horror na Literatura Gótica e Fantástica uma breve excursão de sua gênese à sua contemporaneidade 

Rhuan Felipe Scomação da Silva

Queridos alunos, vamos estudar um pouco da origem da literatura do horror, baseado no artigo cientifico acima citado. Por possuir uma linguagem um pouco mais difícil de compreender, estarei reescrevendo os trechos para facilitar a nossa compreensão e estudo, aproveite esse momento tão singular para a nossa disciplina.

___________________________________________________________________________________________

  • A emoção mais antiga e mais forte da humanidade é o medo, e o mais antigo e mais forte tipo de medo é o medo do desconhecido. Esses fatos poucos psicólogos irão discordar, e sua verdade admitida deve estabelecer, por todo o tempo, a genuidade e dignidade do estranhamente horrível conto como uma forma literária. (LOVECRAFT, 1973 p. 12)

  • Lovecraft, no parágrafo acima, fala sobre o que é literatura de horror, na sua opinião. Como ele é um dos grandes nomes desse gênero, sua opinião tem muito peso. No entanto, para tornar essa afirmação ainda mais válida, vamos ver o que outros teóricos e escritores dizem sobre o gênero de literatura fantástica. França, por exemplo, escreve no início de seu artigo: “Literatura de Horror é o nome mais comum dado a textos fictícios que, de alguma forma, estão ligados ao sentimento de medo físico ou psicológico (França, 2008)”.

  • Adicionemos também a visão de Beghini sobre o gênero: "O terror é um gênero literário muito rico, pois mostra ao leitor o que não é comum em narrativas, mas que está presente em cada um de nós. Desde a infância, todos os seres humanos têm medos e os alimentam todos os dias, seja por não conhecer algo e continuar ignorando, seja por passar por experiências traumáticas, seja pelo medo dos outros, que é divulgado e se torna senso comum. O medo, a principal sensação ao ler um livro de Edgar Allan Poe, Stephen King ou H. P. Lovecraft, por exemplo, é uma descarga de adrenalina que causa um impacto físico e emocional no leitor. Assim, as mensagens que o texto de terror nos passa, sejam explícitas ou implícitas, ficam marcadas em nossa memória, nos fazendo até sonhar com essas situações assustadoras." (BEGHINI, 2010)

  • Tzvetan Todorov traz a opinião de vários escritores para tentar definir o gênero de terror, destacando que a relação entre os gêneros é muito particular. Ele afirma que existe um fenômeno estranho que pode ser explicado de duas formas: por causas naturais ou sobrenaturais. A dúvida entre essas explicações é o que cria o efeito fantástico (TODOROV, 1981, p. 16). Todorov defende que o fantástico e o sobrenatural só existem devido à incerteza. Assim, a literatura de horror se divide em vários outros gêneros, como o psicológico, social, alegórico, gótico, ficção científica, fantasia, entre outros. Todos eles têm como objetivo principal provocar o sentimento relatado por Lovecraft: o medo.

  • Se definirmos o horror como um medo intenso e uma dor, seja no estado físico ou psicológico, não podemos limitar o gênero apenas a conceitos sobrenaturais. O horror envolve a humanidade, a vida e tudo o que ela traz ao ser humano. Com isso em mente, vamos tratar o horror como Todorov propõe: deixando de lado apenas a classificação por gênero e focando no principal objetivo desse tipo de escrita, que é causar medo.

  • Ann Radcliffe sugere uma divisão básica entre os gêneros. O horror estaria relacionado ao medo psicológico, o medo secreto do ser humano, como o receio de olhar debaixo da cama, na fresta do guarda-roupa, ou o medo de um estranho ou de um serial killer, por exemplo. O terror, por outro lado, leva o leitor ao mundo dos monstros, das anomalias naturais e sobrenaturais, explorando o medo visceral do ser humano, o medo do inevitável, daquilo que está além de sua compreensão.


Atividades (COPIADAS E RESPONDIDAS NO CADERNO BASEADO NOS TÓPICOS ANTERIORES)

  1. De acordo com Lovecraft, qual é o tipo mais antigo e forte de medo que a humanidade sente?

  2. Qual é o principal sentimento associado aos textos de literatura de horror, segundo França?

  3. Como Beghini descreve a principal sensação que o leitor experimenta ao ler autores como Edgar Allan Poe, Stephen King ou H. P. Lovecraft?

  4. Segundo Tzvetan Todorov, o que cria o efeito fantástico nas histórias de terror?

  5. Quais são alguns dos gêneros em que a literatura de horror se divide, de acordo com Todorov?

  6. Como Ann Radcliffe diferencia o horror do terror em termos de medo?

  7. Segundo o texto, qual é o objetivo principal da literatura de horror?














      edit

0 comments:

Postar um comentário